16 de novembro de 2018

Respostas da prova elaborada pelo grupo “Fundo pessoal é a vovozinha! ” - Jéssica Gonçalves


Respostas da prova elaborada pelo grupo “Fundo pessoal é a vovozinha! ”
Aluno (a): Jéssica Gonçalves dos Santos
Matrícula: 11/0123611

Questão 01. Atualmente, a prática da digitalização de documentos é uma questão que vem sendo apresentada como uma suposta forma de armazenagem para liberação de espaço físico nas organizações. Com o documento digital, o seu respectivo físico poderia ser, dessa forma, eliminado. Argumente de que forma esse procedimento afeta a questão da autenticidade e veracidade em documentos de arquivo.
O documento original não pode ser eliminado após a digitalização uma vez que ainda não é possível garantir que o documento digitalizado não sofreu nenhuma alteração em sua cadeia de custódia, e, caso fosse eliminado a via original, se fosse necessário em determinado caso verificar a autenticidade da cópia digitalizada não seria possível e, ademais temos a questão da presunção da veracidade que é apenas relativa e não absoluta.

Questão 02. Com base no conteúdo aplicado, observamos que a Diplomática estuda a estrutura formal dos documentos e a sua autenticidade. Mas trazendo-a para o cotidiano, podemos notar que ela está em quase tudo, senão em tudo a nossa volta, como exemplo: a dança, a música, os perfumes e até mesmo naquela velha conhecida do fim de semana "a cerveja". Com base nos exemplos citados e escolha uma e demonstre a aplicabilidade da Diplomática.
Assim como os documentos devem ser analisados por suas características intrínsecas e extrínsecas podemos levar essa relação também para coisas do nosso quotidiano como por exemplo o perfume que deve atender a alguns critérios intrínsecos e extrínsecos para ser considerado como tal. Como critério intrínseco é possível citar a fórmula definida para determinado tipo de perfume, e critérios extrínsecos temos a questão da embalagem, o nome, a data de validade, etc.

Questão 03. Ainda em relação a diplomática, responda os itens abaixo:
a. Como a Diplomática pode ser aplicada na Arquivologia atual, levando em consideração os avanços tecnológicos recentes?
A diplomática nos auxilia a verificar requisitos que determinem a autenticidade dos documentos. Como atualmente o número de documentos nato digitais criados diariamente cresce de forma exponencial a diplomática seria uma aliada tanto no que diz respeito a determinar a forma que o documento deve ter de acordo com a sua função, bem como auxiliar em questões relacionadas à organicidade e autenticidade que é um dos grandes desafios desse tipo de documentos.

b. Que questionamentos devem ser feitos para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico?
Devem ser feitos questionamentos com o intuito de saber o porquê de o documento ser produzido, quem o produziu e quando.

c. O que pode e o que não pode ser desconsiderado no momento do estudo das características de um documento?
Não podem ser desconsiderados os princípios basilares da Arquivologia como o da proveniência, unicidade, organicidade e a questão da autenticidade a partir da análise dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos documentos. O que pode ser desconsiderado uma vez que não cabe ao arquivista analisar é a questão da veracidade do documento.

d. Um documento inverídico é necessariamente inautêntico? Justifique sua resposta.
Não, a autenticidade está relacionada aos elementos (intrínsecos e extrínsecos) de cada documento e a veracidade por sua vez diz respeito às informações contidas no documento. Logo, um documento pode ser autêntico por seguir todo o trâmite necessário e conter todos os requisitos que atestam sua autenticidade e ser inverídico devido às informações nele contidas.

Questão 04. Quando se trata de arquivologia e diplomática, pode-se falar que são ciências complementares, mas seus focos de estudo são diferenciados. Você concorda com essa assertiva? Justifique sua resposta.
Concordo uma vez que a diplomática tende a individualizar o documento preocupando-se principalmente com questões relacionadas à autenticidade e formalidade do documento enquanto a arquivologia, por sua vez, trata de questões mais amplas buscando entender o documento dentro de um contexto de produção à luz de seus princípios basilares.

Questão 05. "A tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática dentro da organicidade do arquivo" (LOPEZ, 2012). Dentro do contexto do estudo da tipologia documental, associe os conceitos de "plano de classificação", "função" e "série documental".
O plano de classificação é um instrumento arquivístico de extrema importância para a gestão documental que indica os documentos que são produzidos por uma organização/instituição levando em consideração as atividades por ela desenvolvidas, dando origem então à tipologia documental. As séries documentais, por sua vez, correspondem a junção da espécie mais a função dos documentos.

Respostas da proposta de prova feita pelo Grupo da Vovó Juju.




15 de novembro de 2018

Resolução da prova elaborada pela Vovó Juju


Aluna: Débora Azevedo de Souza
Matrícula: 16/0117534
                                             


1.     O documento físico tem o valor de original e não pode ser descartado após ser digitalizado, o documento digitalizado é apenas uma cópia. Por tanto não pode jogar o original fora após digitalizar, pois afeta diretamente a autenticidade e a veracidade do documento. Ao analisar os tramites do documento e a veracidade verifica-se tanto o documento original em si, como também o seu conteúdo.

2.     Eu escolhi os perfumes. A diplomática pode aparecer quando eu compro um perfume em uma loja, por exemplo, essa compra vai gerar documentos que comprovam essa ação, como um cupom fiscal e uma nota fiscal, um registro de compras no sistema da loja... E esses documentos podem servir para meu controle de gastos pessoal, como também para a loja fazer o balanço de vendas diário, mensal e anual.

3.     A- Com os avanços tecnológicos hoje em dia a maioria dos documentos são digitais, e ainda estamos atrás de maneiras cada vez mais seguras para garantir a integridade desses documentos, e a diplomática contribui bastante identificando os aspectos necessários dos documentos para garantir isso.

B- Os questionamentos que devem ser feitos são: “Quem produziu o documento? ” “Quando ele foi produzido? ” “Onde ele foi produzido? ” “E porque ele foi produzido, qual a finalidade? ”. Pois esses questionamentos conseguem mostrar um pouco do contexto de produção do documento.

C- Deve ser considerado as principais características dos documentos como a autenticidade, organicidade, impessoalidade e naturalidade. Pode ser desconsiderado dependendo da ocasião a veracidade pois não cabe ao arquivista comprovar a veracidade do documento.

D- Não, porque veracidade e autenticidade são coisas distintas, o primeiro está relacionado ao fato de ser verdade o que o documento diz e o segundo em relação aos tramites e características necessárias. Mas um documento inverídico tem grandes chances de ser inautêntico.

4.  Concordo, pois a tipologia e a diplomática são sim complementares, e o foco da diplomática é o documento em si, ela identifica as estruturas (intrínsecas e extrínsecas) dos documentos. Já o foco da tipologia documental foca num grupo maior que é o contexto de um grupo de documentos.

5.   O Plano de classificação documental é um instrumento de gestão Arquivística, que organiza/agrupa os tipos documentais de documentos criados ou recebidos nas organizações. Dentro do plano de classificação há uma organização lógica, onde se pode identificar o fundo, a função e as séries documentais dentre outras coisas.
As séries documentais correspondem a documentos de mesma espécie documental, produzidos por uma única instituição e resultantes de uma mesma atividade ou função.