Aluna:
Débora Azevedo de Souza
Matrícula:
16/0117534
1. O documento físico tem o valor de original e não pode ser descartado
após ser digitalizado, o documento digitalizado é apenas uma cópia. Por tanto
não pode jogar o original fora após digitalizar, pois afeta diretamente a
autenticidade e a veracidade do documento. Ao analisar os tramites do documento
e a veracidade verifica-se tanto o documento original em si, como também o seu conteúdo.
2. Eu escolhi os perfumes. A diplomática pode aparecer quando eu compro um
perfume em uma loja, por exemplo, essa compra vai gerar documentos que
comprovam essa ação, como um cupom fiscal e uma nota fiscal, um registro de
compras no sistema da loja... E esses documentos podem servir para meu controle
de gastos pessoal, como também para a loja fazer o balanço de vendas diário,
mensal e anual.
3. A- Com os avanços tecnológicos hoje em dia a maioria dos documentos são
digitais, e ainda estamos atrás de maneiras cada vez mais seguras para garantir
a integridade desses documentos, e a diplomática contribui bastante
identificando os aspectos necessários dos documentos para garantir isso.
B- Os questionamentos que devem ser feitos são: “Quem produziu o
documento? ” “Quando ele foi produzido? ” “Onde ele foi produzido? ” “E porque
ele foi produzido, qual a finalidade? ”. Pois esses questionamentos conseguem
mostrar um pouco do contexto de produção do documento.
C- Deve ser considerado as principais características dos documentos
como a autenticidade, organicidade, impessoalidade e naturalidade. Pode ser desconsiderado
dependendo da ocasião a veracidade pois não cabe ao arquivista comprovar a
veracidade do documento.
D- Não, porque veracidade e autenticidade são coisas distintas, o
primeiro está relacionado ao fato de ser verdade o que o documento diz e o
segundo em relação aos tramites e características necessárias. Mas um documento
inverídico tem grandes chances de ser inautêntico.
4. Concordo, pois a tipologia e a diplomática são sim complementares, e o
foco da diplomática é o documento em si, ela identifica as estruturas
(intrínsecas e extrínsecas) dos documentos. Já o foco da tipologia documental
foca num grupo maior que é o contexto de um grupo de documentos.
5. O Plano de classificação documental é um instrumento de gestão
Arquivística, que organiza/agrupa os tipos documentais de documentos criados ou
recebidos nas organizações. Dentro do plano de classificação há uma organização
lógica, onde se pode identificar o fundo, a função e as séries documentais
dentre outras coisas.
As séries documentais
correspondem a documentos de mesma espécie documental, produzidos por uma única
instituição e resultantes de uma mesma atividade ou função.
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